Expressões do Conhecimento e do gosto pelo Saber: Filosofia.

Neste blogue pretende-se apresentar textos tanto do âmbito filosófico como científico que possam elucidar aos que nos encontramos
no caminho da busca da verdade sobre as origens da vida e da sua finalidade no Universo e neste cantinho, perdido no espaço, chamado Terra... mas com bastante mais água na superfície!

Tradutores

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

9.1.11

Futuro: Espiritualidade-científica



Futuro: Espiritualidade-científica

Ultimamente, na minha busca por informações religiosas e científicas sobre questões filosóficas acerca da existência de Deus, e sobre o Bem e o Mal, tenho-me deparado com um acérrimo debate entre a Ciência e a Religião, com os “fundamentalistas” ateus de um lado e os literalistas bíblicos do outro. Encontramos posições extremamente radicalizadas – passe a redundância – tanto por parte de quem se diz orgulhoso por ser ateu, como por parte de quem se sente ofendido por ouvir dizer que Deus não existe, que o Universo surgiu de uma explosão: o Big Bang, ou que o ser humano foi evoluindo ao longo de milhões de anos!


Começo pelo fim, porque se sentirão ofendidos os crentes de um Deus criador, os chamados criacionistas, por se afirmar que o ser humano nem sempre foi como é hoje? Será que a evolução das espécies retira valor à divindade do Criador? O evolucionismo menosprezará Deus? Creio que não, aliás, tenho a certeza que não, pois tem tanto mérito criar um símio ou hominídeo com capacidade de auto-adaptação e evolução, como criar um ser humano já adaptado como nos conhecemos hoje. Melhor, acho até que é bem mais difícil – e como tal tem mais valor – ser possível criar um organismo simples que conseguirá evoluir, dividir-se, multiplicar-se e continuar evoluindo dando origem a múltiplas espécies animais distintas, ao longo de milhões de anos.


Será que a ofensa aos crentes se deve a um orgulho ferido por terem acreditado naquilo que lhes foi contado e transmitido ao longo de séculos e hoje se sabe não ser verdadeiro? Não há como negar as evidências das descobertas arqueológicas, mas isso não mata Deus nem o menospreza. Agora, já não dá para admitir que o mundo tenha sido criado 4000 anos antes da nossa Era, ou seja aproximadamente há seis mil anos! Hoje também já não é possível acreditar que o homem foi criado a partir do barro e a mulher foi extraída duma costela do homem. Isso são metáforas, e por gentileza, entendam isso! Sem ofensas.


O que se menciona nas escrituras consideradas sagradas são metáforas que justificaram, em determinadas épocas, o surgimento do mundo e o seu objectivo, para pessoas que ainda não possuíam a compreensão que já se alcançou hoje. Embora a compreensão no momento presente também não seja ainda a mais lúcida, como se pode comprovar nos debates actuais entre ateus e criacionistas.


O Universo pode muito bem ter surgido após uma explosão a que a Ciência chama Big Bang, sim. Isso também não invalida a existência de Deus, pois a Ciência ainda não conseguiu determinar o que existia antes dessa explosão. E o que existia antes era seguramente a Inteligência Divina criadora. Como a partir do nada poderia surgir alguma coisa? Não podia. O nascimento deste nosso Universo foi planeado e projectado pelo Design Inteligente, à parte a conotação que se possa fazer com o neo-criacionismo assim chamado e que muitas vezes é erroneamente chamado Desenho Inteligente, mas que na realidade quer dizer Desígnio ou Plano que é a mesma coisa.


Passemos agora ao segundo ponto: o orgulho ateu. Porque se consideram orgulhosos alguns ateus? Pelo simples motivo de insistentemente se negarem a acreditar em alguma coisa que fica para lá do limite do que a Ciência consegue explicar hoje! O que conduz ao orgulho ou leva a que se ridicularize e ofenda quem ainda não teve capacidade para ver além das suas crenças? E os ateus ao serem ridicularizados ou ofendidos por não acreditarem agora naquilo que se conseguirá provar cientificamente no futuro, como se sentem? E que benefícios isso traz à humanidade?


Aliás, que benefícios há nas lutas fraticidas entre ateus e crentes, ou mesmo entre crentes de diferentes facções religiosas? Apenas se produz desperdício de energia. Energia essa que poderia ser usada em benefício da humanidade, de todos, portanto.


A mim, particularmente, não me choca que A Inteligência Original tenha planeado o surgimento do nosso Universo através duma explosão “inicial” e que foi evoluindo até ao presente momento, e que continuará evoluindo até ao seu final! Também não me choca que A Inteligência Original tenha dado o seu toque “pessoal” (ou divino) ao surgimento de organismos unicelulares num cantinho desta galáxia, num planeta quase minúsculo, num irrelevante sistema solar, permitindo que a vida se auto-desenvolvesse e evoluísse até facultar o aparecimento de seres mais complexos possuidores de consciência e actividade mental com capacidade de elaborar conceitos abstractos capazes de levá-los a duvidar da sua própria origem.


Acredito que no futuro, próximo ou ainda distante, as vertentes científicas e religiosas se unirão e darão surgimento a uma espiritualidade-científica que permitirá a evolução da Ciência consciente (ética e moralmente), o que é fundamental para a harmonia e bem-estar da humanidade.


Encontrei uma filosofia-religiosa que dá alento aos meus conceitos, e que são os de conciliar conceitos filosófico-religiosos com os conhecimentos científicos, o que mesmo assim ainda não é suficiente para me tornar filiado numa religião. Trata-se de uma filosofia teísta, mas interessante: 
a Fé Bahá'í.
para saber mais sobre esta religião/filosofia consulte:   em Portugal    e    no Brasil

Informação adicional: Deísmo e Teísmo

Sem comentários:

Enviar um comentário